“Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram.
Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram a sua terra por outro caminho”. (Mateus 2:10-12 NVI)
Mesmo os mais resistentes concordam que o mês de Dezembro é diferente. Ainda que haja uma ênfase consumista , lembramos que é tempo de encontros dos familiares ,amigos e até dos mais distantes. A Bíblia nos revela, entre outras verdades abençoadoras sobre Deus , é que Ele é o Deus dos Encontros: Emanuel – Deus conosco.
No texto acima , vemos o Encontro do magos com Jesus. E nesse Encontro aprendemos algumas lições preciosas.
É sempre emocionante achar o que estamos procurando, seja um destino desconhecido, seja algumas chaves colocadas no lugar errado. Todavia, não há sensação comparável à de se encontrar o Salvador ! A jornada de meses dos magos chega ao fim ; eles encontram o Rei , o Salvador. Uma alegria extasiante invade seus corações. A alegria do encontro da criatura com o Criador, do súdito com o Rei ,do problema com a Solução, do escravo com o Libertador, da sede com a Água da Vida. Amados, Senhor é o único que pode produzir este tipo de alegria.
O ensino da naturalidade da adoração dos magos nesse encontro é lindo. Não há nenhuma imposição ou exortação para que isto acontecesse, simplesmente se prostraram e adoraram. Nada mais natural do que esta atitude: adorá-Lo.
A consequência natural da naturalidade adoração é a consagração "abriram...e deram seus tesouros", deram o melhor. Nesse Encontro somos estimulados à excelência, ao melhor...abriram e ...deram.
Esse Encontro é, também, o marco de uma nova caminhada. Os magos retornaram por um outro caminho. Começa uma nova caminhada, nova vida...uma verdadeira aventura, pois o Encontro não é simplesmente algo momentâneo, mas torna-se uma amizade, uma parceria que jamais terá fim.
Que Encontro abençoado e abençoador: experimentaram uma alegria extasiante, seguiu-se do reconhecimento da Sua majestade e, naturalmente, adoram; ofereceram o melhor, o excelente, em consagração e começaram a escrever uma nova história.
Natal é tempo de encontros, mas um é infinitamente mais significativo: o Deus que se fez gente para vir ao nosso encontro para nos salvar – EMANUEL – DEUS CONOSCO.
Pr. Atílio Cruz Neto
Nascimento de Jesus

